segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Propostas de Márcio Lacerda para o Turismo em Belo Horizonte

O novo prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, em entrevista ao Jornal Pampulha, apresentou ao belo-horizontino as políticas e propostas para o setor turístico. O Blog faz aqui uma breve análise do que foi dito. Assim, ficam registradas as promessas para que possamos cobrar no futuro os resultados.

De modo geral, além de incentivar os agentes do setor, Márcio Lacerda pretende melhorar a qualidade urbanística da cidade, investindo em projetos como o da Praça da Estação e o da revitalização do centro.

Dentre os pontos discutidos, o novo prefeito afirma genericamente que irá apoiar os eventos culturais, gastronômicos, esportivos e artísticos e a consolidação da cidade como destino turístico de lazer, de cidade e de compras. Quando tenta ser específico, fala sobre o polêmico projeto do teleférico na Serra do Curral e do apoio as iniciativas de esporte radical. Fala ainda sobre a criação de um Centro de Convenções Municipal, um plano para atrair grupos hoteleiros para a cidade e clientes para a rede médico-hospitalar. Como ponto positivo, Márcio cita o Plano de Marketing Turístico e promete tirá-lo do papel.

O novo prefeito reafirma a importância da Belotur como representante oficial do turismo em Belo Horizonte, contrariando as expectativas de uma Secretaria Municipal do Turismo. Sobre a qualidade na prestação de serviços, afirma que a prefeitura fará investimentos para qualificação profissional dos envolvidos no setor. “A prefeitura já tem projeto nesse sentido e já há instituições contratadas para a tarefa”, ressalta Márcio Lacerda, obviamente não citando o porquê de não terem ainda sido colocados em prática.

Sobre a Copa do Mundo de 2014, que provavelmente terá Belo Horizonte como uma das sedes, o novo prefeito cita alguns números e diz que investimentos serão feitos, possivelmente na ordem de R$ 5 bilhões.

De modo geral, a impressão que fica é de que Márcio Lacerda desconhece o Turismo e todas as suas facetas, restringindo-se a divagar sobre a parte econômica da atividade. O equivocado incentivo a Belo Horizonte como pólo de esportes radicais e o apoio ao teleférico na Serra do Curral são os pontos altos, mostrando a falta de bom senso e sensibilidade as reais tradições e valores da cidade.

De todo modo, ainda que a aparente falta de capacidade para avaliar e desenvolver o Turismo em BH faça com que a atividade fique em segundo plano, vale lembrar que como prefeito Márcio Lacerda tem como maior responsabilidade indicar bons profissionais para tratar do tema e, assim, levar adiante os projetos que a cidade de fato necessita.

Para ler a entrevista na integra, visite o site do Jornal Pampulha.

Referências: Jornal Pampulha e UOL.

---

sábado, 25 de outubro de 2008

Feira das Américas 2009 será em Minas Gerais

No dia 22 de Outubro foi anunciado que Minas Gerais será a sede da Exposição de Turismo da ABAV – Feira das Américas. Ainda que tenha sido feita pressão para que o evento continuasse a ocorrer no Rio de Janeiro, a ABAV divulgou que a feira mudará de endereço, e provavelmente a cidade escolhida será Belo Horizonte.

Reconhecida como o maior evento de turismo da América Latina, a feira possibilita um encontro para comercialização e debates entre os agentes do setor. Os profissionais da área têm a oportunidade de negociar com os expositores e as delegações estrangeiras, incluindo órgãos oficiais, empresas e associações de turismo, companhias aéreas, hotéis, dentre outros.

O pronunciamento foi feito pelo governado Aécio Neves, que aproveitou o espaço concedido na abertura do Congresso Brasileiro de Agências de Viagem para desferir seu discurso sobre as possibilidades de crescimento e ganhos atuais do turismo em Minas Gerais.

Já sobre a atual crise global, o governador se mostrou otimista. “Em um momento de crise o turismo tem a ganhar. Em relação ao câmbio, por exemplo, é a oportunidade de trazermos mais turistas estrangeiros para o Brasil”, concluiu.

O evento de 2009 ainda não teve uma data definida. Nesse ano a feira ocorreu entre os dias 22 e 24 de Outubro no Rio de Janeiro, e segundo dados preliminares divulgados por Isa Garbin, gestora do evento, o número de envolvidos ultrapassou a marca de 15 mil.

Referências: Setur-MG e FeiradasAmericas.com.br

---

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Vale a Pena Conhecer - Pico do Itambé

Pico do Itambé, MG

Uma boa opção para quem viaja para o Serro ou Santo Antônio do Itambé, e até mesmo Diamantina, é fazer uma excursão para o Pico do Itambé.

Conhecido por “teto do sertão mineiro”, é o ponto mais alto da Serra do Espinhaço. Por isso, sempre funcionou como referência geográfica para os habitantes da região. O termo Itambé provém do tupi-guarani e significa pedra afiada ou pontiaguda.

A expedição ao Pico do Itambé é estimada em quatro a cinco horas de caminhada, dependendo do nível e da habilidade do viajante. A vista é emocionante e é possível retornar no mesmo dia ou acampar no topo.

Uma empresa que disponibiliza o serviço é a ARM Turismo, localizada no Serro. Visite o site para maiores informações!

ARM Turismo: http://www.armturismo.com.br/

---