segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Propostas de Márcio Lacerda para o Turismo em Belo Horizonte

O novo prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, em entrevista ao Jornal Pampulha, apresentou ao belo-horizontino as políticas e propostas para o setor turístico. O Blog faz aqui uma breve análise do que foi dito. Assim, ficam registradas as promessas para que possamos cobrar no futuro os resultados.

De modo geral, além de incentivar os agentes do setor, Márcio Lacerda pretende melhorar a qualidade urbanística da cidade, investindo em projetos como o da Praça da Estação e o da revitalização do centro.

Dentre os pontos discutidos, o novo prefeito afirma genericamente que irá apoiar os eventos culturais, gastronômicos, esportivos e artísticos e a consolidação da cidade como destino turístico de lazer, de cidade e de compras. Quando tenta ser específico, fala sobre o polêmico projeto do teleférico na Serra do Curral e do apoio as iniciativas de esporte radical. Fala ainda sobre a criação de um Centro de Convenções Municipal, um plano para atrair grupos hoteleiros para a cidade e clientes para a rede médico-hospitalar. Como ponto positivo, Márcio cita o Plano de Marketing Turístico e promete tirá-lo do papel.

O novo prefeito reafirma a importância da Belotur como representante oficial do turismo em Belo Horizonte, contrariando as expectativas de uma Secretaria Municipal do Turismo. Sobre a qualidade na prestação de serviços, afirma que a prefeitura fará investimentos para qualificação profissional dos envolvidos no setor. “A prefeitura já tem projeto nesse sentido e já há instituições contratadas para a tarefa”, ressalta Márcio Lacerda, obviamente não citando o porquê de não terem ainda sido colocados em prática.

Sobre a Copa do Mundo de 2014, que provavelmente terá Belo Horizonte como uma das sedes, o novo prefeito cita alguns números e diz que investimentos serão feitos, possivelmente na ordem de R$ 5 bilhões.

De modo geral, a impressão que fica é de que Márcio Lacerda desconhece o Turismo e todas as suas facetas, restringindo-se a divagar sobre a parte econômica da atividade. O equivocado incentivo a Belo Horizonte como pólo de esportes radicais e o apoio ao teleférico na Serra do Curral são os pontos altos, mostrando a falta de bom senso e sensibilidade as reais tradições e valores da cidade.

De todo modo, ainda que a aparente falta de capacidade para avaliar e desenvolver o Turismo em BH faça com que a atividade fique em segundo plano, vale lembrar que como prefeito Márcio Lacerda tem como maior responsabilidade indicar bons profissionais para tratar do tema e, assim, levar adiante os projetos que a cidade de fato necessita.

Para ler a entrevista na integra, visite o site do Jornal Pampulha.

Referências: Jornal Pampulha e UOL.

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2 comentários:

  1. Acredito de fato que o turismo de Belo Horizonte tem mais a oferecer que apenas o entorno da cidade, como é praticado atualmente. Tanto o governo, quanto as operadoras de turismo e os próprios moradores, precisam dar mais valor às riquezas de nossa cidade.

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  2. Concordo com a Mariana! Uma capital tão rica, tanto no que tange à gatronomia, quanto aos seus parques, teatros e igrejas deveria ser mais incentivada!
    Recentemente, li uma entrevista do diretor de marketing do Ouro Minas Palace Hotel, Alexandre Campos Drumond, e fiquei muito feliz ao ver a preocupação e cuidado deste profissional para com a nossa cidade! Parabéns Alexandre Campos Drumond! É de profissionais concientes como você de que nossa amada Belo Horizonte precisa!

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