segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Concorrência para Agências

Publicado em 27/09/2008 no Diário do Comércio


A WHL.Travel, portal de reservas online de serviços turísticos, deu início às atividades em Belo Horizonte. Em seis meses de operação, a filial, responsável pela negociação de franquias, já criou 40 websites e a expectativa é atingir 60 até o final do ano. O faturamento não foi revelado.

De acordo com o gestor do programa de desenvolvimento da América do Sul e América Central, Vítor Kosaka, a WHL oferece acesso global para pequenos e médios empreendimentos nos países em desenvolvimento. "A empresa possibilita aos franqueados um pacote completo, por meio da internet, incluindo a hospedagem e o lazer. Cada site de destino possui um operador local e fica interligado a uma rede acessorada pela central da empresa", explicou.

Ainda segundo Kosaka, são feitos processos seletivos para aprovação de franquias. Para a abertura de um website, é preciso desembolsar uma média de R$ 6 mil, incluindo treinamentos de suporte, planejamento gráfico e operacional do site e orientações sobre as ferramentas tecnológicas.

"O período para se abrir a franquia pode se estender por quatro meses, pois o cliente tem que fechar contratos com operadoras de hotéis. Além disso, o franqueador precisa ter a conexão local e o destino para viabilizar os produtos para o mercado consumidor. A WHL dá suporte em web marketing, web hosting, edição de textos e programas de fidelidade", disse.

O franqueado precisa ter fluência na língua inglesa e interesse em desenvolver o turismo sustentável. "Os viajantes independentes costumam se importar com o turismo sustentável e buscam experiências diferentes nos passeios", comentou. Segundo pesquisa divulgada no ano passado pela empresa Phocus Wright, 70% dos viajantes americanos usam a internet para fazer pesquisas das viagens ao exterior e metade desse percentual realiza reservas online.

Entre os anos de 2002 a 2006, a WHL era financiada pelo Banco Mundial e tinha o objetivo de acessar o mercado global para micro e pequenas empresas da região do Mekong, composta pelos países Laos, Camboja e Vietnã. A partir de 2006, a empresa se tornou privada e, atualmente, está presente em 50 países. Foi considerada pela revista "Time" como uma das cinco maiores inovações no mercado turístico.

Para conhecer o trabalho deles, visite:
http://www.belo-horizonte.travel/ ou http://www.brazilhotel-link.com/ .

Por Rodolpho Sélos

---

Um comentário:

  1. Bom dia! Tudo bem?
    Que bom q você gostou do blog. Já vou linkar o seu aqui também! O "BH espera por você" é um projeto muito interessante que rende matéria para seu blog também! Posso te mandar material sobre essa nova campanha.
    Se puder mande-me mais dicas de blogs relacionados.
    Obrigada! Abçs,
    Karol Felicio

    ResponderExcluir