segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Concorrência para Agências

Publicado em 27/09/2008 no Diário do Comércio


A WHL.Travel, portal de reservas online de serviços turísticos, deu início às atividades em Belo Horizonte. Em seis meses de operação, a filial, responsável pela negociação de franquias, já criou 40 websites e a expectativa é atingir 60 até o final do ano. O faturamento não foi revelado.

De acordo com o gestor do programa de desenvolvimento da América do Sul e América Central, Vítor Kosaka, a WHL oferece acesso global para pequenos e médios empreendimentos nos países em desenvolvimento. "A empresa possibilita aos franqueados um pacote completo, por meio da internet, incluindo a hospedagem e o lazer. Cada site de destino possui um operador local e fica interligado a uma rede acessorada pela central da empresa", explicou.

Ainda segundo Kosaka, são feitos processos seletivos para aprovação de franquias. Para a abertura de um website, é preciso desembolsar uma média de R$ 6 mil, incluindo treinamentos de suporte, planejamento gráfico e operacional do site e orientações sobre as ferramentas tecnológicas.

"O período para se abrir a franquia pode se estender por quatro meses, pois o cliente tem que fechar contratos com operadoras de hotéis. Além disso, o franqueador precisa ter a conexão local e o destino para viabilizar os produtos para o mercado consumidor. A WHL dá suporte em web marketing, web hosting, edição de textos e programas de fidelidade", disse.

O franqueado precisa ter fluência na língua inglesa e interesse em desenvolver o turismo sustentável. "Os viajantes independentes costumam se importar com o turismo sustentável e buscam experiências diferentes nos passeios", comentou. Segundo pesquisa divulgada no ano passado pela empresa Phocus Wright, 70% dos viajantes americanos usam a internet para fazer pesquisas das viagens ao exterior e metade desse percentual realiza reservas online.

Entre os anos de 2002 a 2006, a WHL era financiada pelo Banco Mundial e tinha o objetivo de acessar o mercado global para micro e pequenas empresas da região do Mekong, composta pelos países Laos, Camboja e Vietnã. A partir de 2006, a empresa se tornou privada e, atualmente, está presente em 50 países. Foi considerada pela revista "Time" como uma das cinco maiores inovações no mercado turístico.

Para conhecer o trabalho deles, visite:
http://www.belo-horizonte.travel/ ou http://www.brazilhotel-link.com/ .

Por Rodolpho Sélos

---

Vale a Pena Conhecer - Mato Grosso

Vila Deputado Augusto Clementino (Mato Grosso)
Distrito de Serro, MG


O grande atrativo dessa acanhada vila é a famosa "Cidade Fantasma". Composta por três ruas, 30 casas fechadas e pela Capela de Nossa Senhora, esse aglomerado de casinhas recebe esse nome pois é habitada apenas no período da festa de Nossa Senhora das Dores. No mês de Julho, recebe grande fluxo de romeiros que preparam o local para a celebração.

A vila começou a ser construída há cerca de um século por trabalhadores de cidades da região. Como eles tinham que subir a montanha para rezar e ao mesmo tempo necessitavam de algum descanso, foram improvisando casas ao redor da única igreja da região.


O local apresenta uma ar bucólico e possui vista impressionante da região, sendo possível observar o Pico do Itambé. Ideal para meditar, passar o dia ou relaxar com os amigos e a namorada.

Entretanto, algumas casas já estão descaracterizadas, apresentando telhados e janelas modificadas. Além disso, não se sabe até quando o local ficará isolado da atividade turística predatória. Por enquanto, poucos visitantes são vistos na região e a pequena cidadela ainda se mantém limpa e agradável. Porém, com a promessa de novo asfalto na rodovia que conecta Mato Grosso ao Serro e a Conceição do Mato Dentro, o futuro é incerto, visto que não há grande preocupação com a preservação do local.

Fotos: Arquivo pessoal

---

domingo, 21 de setembro de 2008

Vídeo sobre BH em 1949

Vídeo em inglês sobre a cidade de Belo Horizonte, produzido em 1949 pelo U.S. Office of Inter-Amer Affairs. Fala sobre o conceito de cidade planejada e sobre o funcionamento da cidade naquela época. Com certo interesse túristico, é até agora o primeiro vídeo promocional da cidade que já vi. Realmente muito interessante. Vou ver se coloco legenda e publico aqui no Blog pra vocês!



Vídeo: www.archive.org

---

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Lei Geral do Turismo. O que muda na verdade?

Considerada um marco regulatório no setor, a Lei Geral do Turismo foi sancionada na quarta feira, dia 17 de Setembro, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Após muito debate e controvérsias, o Congresso e o Senado chegaram a um acordo sobre o tema, ficando assim a decisão final por conta do presidente. A decisão tem como principal objetivo definir as atribuições do governo federal e regular as atividades do setor.

Uma das mudanças diz respeito à obrigatoriedade do cadastro de todas as empresas do setor no Ministério do Turismo. Assim, o governo espera ter mais controle fiscal sobre as empresas e atingir um número total de 100 mil cadastrados – hoje são 40 mil.

A Lei também institui critérios para a habilitação dos empreendimentos, direitos e deveres de prestadores de serviços turísticos. Define, do mesmo modo, normas para a fiscalização das empresas, determinando infrações e penalidades que podem ocasionar advertência ou, até mesmo, a revogação do cadastro e interrupção dos serviços. A Lei diz respeito também a programas de qualificação e capacitação da mão-de-obra que envolve o setor.

Todavia, a proposta foi aprovada com um veto do presidente Lula ao artigo que estabelecia o setor como atividade exportadora, e assim, garantiria alguns benefícios fiscais. No artigo foram encontrados certos problemas inconstitucionais, o que gerou alguns protestos por parte da oposição.

Ainda que seja benéfico – já que o Brasil terá enfim um setor organizado –, é visível a pequena participação e enfoque nos pequenos empresários do turismo. Afinal, aos empreendimentos de pequeno porte, como as pousadas familiares ou os guias locais não receberam tratamento diferente, dificultando assim sua inserção burocrática e fiscal. Além disso, a Lei poderia integrar outros conceitos, como a concessão de crédito a empresas condicionado a iniciativas de controle de impacto em paisagens, no meio ambiente e no contexto social, ou até mesmo a facilitação do crédito a micro-empresários com base local.

Referências: Folha de S. Paulo e InfoMoney
Fotos: arenapublica.wordpress.com


---

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Nova alternativa de transporte em BH

Como forma de garantir um transporte mais confortável do que o usual ônibus, e que seja ao mesmo tempo barato, tem surgido no Brasil uma idéia que promete solucionar esse problema. O Meio Táxi é um mecanismo online no qual os participantes compartilham suas corridas de táxi com diferentes pessoas. Para isso, basta se cadastrar no site e adicionar as corridas que deseja fazer pela cidade. Aí é só esperar que alguém necessite se deslocar por essa mesma região e se registre nessa corrida.

O objetivo do site é também promover um costume hoje pouco usual – o de oferecer e pegar carona. Uma vez que os desconfortos sociais da atualidade têm gerado insegurança e desconfiança entre as pessoas, o mais comum nas ruas são os motoristas solitários. Assim, o site se propõe a oferecer um transporte que gere “economia, diversão e colaboração com o meio ambiente”, como afirma Felipe, o idealizador do sistema.

Por enquanto, além de Belo Horizonte, o mecanismo está disponível apenas para Brasília, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador. O problema, no entanto, é que são poucos os usuários do serviço, o que dificulta a oferta de corridas. Se em BH não foi possível encontrar nenhuma corrida cadastrada, São Paulo concentra a grande parte dos usuários.

Outra questão relevante é a credibilidade, uma vez que não se sabe ao certo qual o grau de comprometimento de cada pessoa, podendo assim ocorrer atrasos ou cancelamentos imprevistos e o carona pode ficar no prejuízo.

Um site que oferece serviço similar é o eCarona, porém opera apenas em São Paulo.


Referências: Meio Táxi e eCarona

Sejam bem vindos!

Olá pessoal!

Meu nome é André e daqui pra frente vou conduzir esse Blog, disponibilizando informações sobre Turismo em Belo Horizonte e Minas Gerais, além de dar dicas sobre novas tecnologias na área e outros assuntos correlatos. Espero ajudar esclarecendo dúvidas ou oferecendo dicas. Do mesmo modo, espero receber contribuições diversas e estabelecer um canal de informaçoes com viajantes, acadêmicos e curiosos.

Obrigado e faça bom uso!

---