terça-feira, 10 de março de 2009

Competição Internacional de Turismo Sustentável - Geoturismo

Nos últimos anos, o turismo se consolidou como uma das maiores atividades econômicas do planeta. Todavia, além do valor econômico, o turismo possui também a capacidade de modificar as relações sociais e ambientais em determinado destino. Quando a atividade turística é realizada de forma responsável, pode aliviar a pobreza, educar a comunidade, e motivar a preservação e conservação dos recursos cultural, naturais e históricos originais.

Nesse sentido de promoção da sustentabilidade na atividade turística, foi iniciada uma interessante ação global, conhecida como Geotourism Challenge: Power of Place - Sustaining the Future of our Destinations. Uma iniciativa conjunta da National Geographic e Ashoka’s Changemakers – duas empresas que trabalham a favor da sustentabilidade -, a competição ainda recebe apoio da whl.travel, empresa global de reserva de hotéis e passeios online, que também apóia ações de sustentabilidade.

No seu segundo ano de existência, o objetivo do Geotourism Challenge é identificar e apoiar indivíduos e organizações inovadoras que direta ou indiretamente promovam boas iniciativas de geoturismo. Como definiu e estabeleceu a própria National Geographic, o geoturismo é o “turismo que sustenta ou realça o caráter geográfico de um lugar - seu meio ambiente, cultura, estética, patrimônio, e bem estar de seus residentes”.

Interessados em participar podem ajudar a indicar candidatos para a competição, se inscrever para competir, comentar sobre os indivíduos e organizações inscritas, e votar nas três melhores iniciativas dentre as escolhidas pelo júri técnico. Visite o site da competição e participe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário