sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Tempo de chegada dos ônibus em Belo Horizonte passa a ser controlado por GPS

Os passageiros de ônibus em Belo Horizonte agora poderão saber qual o tempo estimado de chegada dos ônibus. O sistema está à disposição tanto dentro dos veículos quanto nos locais de embarque e desembarque. Essas informações serão indicadas em painéis que mostrarão a previsão de chegada dos veículos. Além da placa eletrônica, há um aviso sonoro nos ônibus que indica qual será a próxima parada.

Uma parceria entre as concessionárias de ônibus e a BHTrans, a experiência, que já é utilizada com sucesso em vários países do primeiro mundo, será testada em BH até o mês de Fevereiro. Durante essa etapa, apenas os ônibus das linhas 104 e 105 e 26 pontos estão equipados com essa tecnologia.

O sistema funciona orientado por antenas de sistema de posicionamento global (GPS) e um modem. Assim será possível verificar a posição exata dos veículos e calcular o tempo total do percurso.

A expectativa da BHTrans é de que em três anos todos os 600 pontos da Região Central estejam equipados com o sistema e que num futuro próximo seja possível acessar esses dados até mesmo do celular.

Referências: Estado de Minas e Convergência Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário